sexta-feira, 8 de março de 2013

Tambores de Safo no 8 de março contra os fundamentalismos religiosos!

Hoje nós estaremos batucando na Ala contra os Fundamentalismos no 8 de março de Fortaleza!
Concentração as 16h na Praça do Carmo.



UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA É UMA VIDA SEM MACHISMO, RACISMO E HOMOFOBIA! 
FORA CONSERVADORES FUNDAMENTALISTAS!

Sabe como se chama a prática de usar a Bíblia e o nome de Deus pra justificar violências e disseminação de ódio? 
F U N D A M E N T A L I S M O!

Sabe como se chama a prática de querer manter as mulheres submissas; manter a pobreza e discriminação da população negra e indígena; manter a negação dos direitos dos homossexuais; manter o poder do dinheiro e da política nas mãos dos poderosos? 
C O N S E R V A D O R I S M O!

Fundamentalismos e Conservadorismos são faces violentas e muitas vezes escondidas de nossa sociedade. A base de suas ideias são o racismo, a homofobia e o machismo. E são as formas mais utilizadas por muitos líderes religiosos para enganar o povo. Pobreza, exclusão, dores e sofrimentos de mulheres, crianças, adolescentes, homossexuais são os resultados dessas ideias e práticas. 

O que isso tem a ver com a nossa vida? Veja os exemplos abaixo:

Entre janeiro e junho de 2012 ao menos 5.312 pessoas sofreram algum tipo de VIOLÊNCIA SEXUAL. No caso específico de estupros, de 2009 a 2012, houve crescimento de 157%. (Jornal O Globo). 
O número de casos de discriminação da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) atinge entre 10 mil e 12 mil por ano no País. Mais de 200 ASSASSINATOS DE HOMOSSEXUAIS são cometidos por ano no País (Agência Câmara de Justiça).
6 em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Em 66% dos casos, os responsáveis pelas agressões foram os maridos ou companheiros (Mapa da Violência 2012 - Instituto Sangari, agosto de 2012)

A maioria dos HOMICÍDIOS que ocorrem no Brasil atinge pessoas jovens: do total de vítimas em 2010, cerca de 50% tinham entre 15 e 29 anos. Desses, 75% SÃO NEGROS. (Pesquisa sobre violência contra jovens negros, Senado Federal)
É também por conta dos Fundamentalistas e Conservadores que as mulheres do povo que, por diferentes razões, precisam interromper uma gravidez indesejada e recorrem ao aborto, correm o risco de serem presas e sofrem toda sorte de maus tratos nos hospitais. 

Nos perguntemos: NOSSAS AMIGAS, FILHAS, VIZINHAS, IRMÃS, COLEGAS DE TRABALHO, OU MESMO NÓS MESMAS, MERECEMOS SER PRESAS POR REALIZAR UM ABORTO? CLARO QUE NÃO! Pois os fundamentalistas e conservadores não pensam na vida e história dessas mulheres. Se baseiam na ideia de que não temos capacidade ética e nem responsabilidade pra decidir se mantemos ou não uma gravidez! E por isso mandam trancafiar na cadeia as que decidem, pelo bem de sua vida, realizar um aborto! Todas nós mulheres sabemos o que significa ter um filho e temos condições de avaliar se podemos ou não levar adiante uma gravidez. E ISSO É UM DIREITO NOSSO, tanto quanto o direito de manter uma gravidez com todos os cuidados de que precisamos e de ter condições de criar nossos filhos!

Mas não satisfeitos com as violências, o parlamento brasileiro entregou a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minoria na Câmara Federal para um homem declaradamente racista e homofóbico, e explicitamente fundamentalista e conservador: o pastor evangélico Marco Feliciano. Em Fortaleza presenciamos a entrega da presidência da Câmara de Vereadores a outro desses fundamentalistas conservadores: o Vereador Walter Cavalcante!

A aberração de ter disseminadores de violências, em lugares que deveriam construir a paz, é mais um episódio de uma saga sanguinária da luta pelo poder. O resultado disso tem sido o fortalecimento de setores que em nome de Deus justificam suas violências, enganam os fiéis, ofendem o povo, enquanto sugam seus recursos em nome do enriquecimento fácil. A revista americana Forbes informa que dentre os homens milionários do Brasil os pastores evangélicos se destacam: Edir Macedo (950 milhões), Valdemiro Santiago (220 milhões), Silas Malafaia (150 milhões), Romildo Ribeiro Soares (125 milhões) Estevan Hernades Filho e a Bispa Sonia (65 milhões). 

Além de usurpar a renda dos fiéis, pastores evangélicos vêm sendo sistematicamente denunciados por suas práticas homofóbicas e racistas e por seus discursos de submissão das mulheres. Também são comuns as notícias de escândalos envolvendo pastores evangélicos que cometem abusos e violências sexuais contra crianças, adolescentes e mulheres. 

Setores conservadores da Igreja Católica também promulgam a violência racista e homofóbica e promovem a negação dos direitos das mulheres e da população LGBT, enquanto os incontáveis casos de pedofilia e abuso sexual praticados por padres, bispos, cardeais etc são minimizados e “perdoados”! Tudo isso não é hipócrisia demais?

Abusando da boa-fé dos fiéis pregam a criminalização das mulheres e incitam a intolerância religiosa. Promovem retrocesso na política de prevenção às DSTs e AIDs. Pregam a homofobia e impedem que a comunidade LGBT seja tratada com o respeito que merecem. Suas ideias e práticas machistas facilitam a vida dos agressores de mulheres, minimizam o estupro e outras violências sexuais. Você acha que Deus gosta disso?

E infelizmente, até os ditos governos populares cedem às pressões desses seres humanos violentos. Exemplos: Lula pactuou em 2008, sem diálogo com os atingidos por essas violências, um acordo Brasil – Vaticano que garante à Igreja Católica uma série de privilégios. Desrespeitaram a democracia, pois em nosso país existem muitas outras religiões e na nossa constituição nenhuma pode ser privilegiada! Este governo também negociou com esses setores o retrocesso no Plano Nacional de Direitos Humanos. Dilma por sua vez se comprometeu, através da eleitoreira “Carta ao Povo de Deus”, a não ser contra essas violências. Negociou também os direitos reprodutivos das mulheres durante a Rio+20 com países e setores fundamentalistas. 

NOSSA ESPIRITUALIDADE, NOSSA RELIGIOSIDADE, NOSSAS CRENÇAS, NOSSA FÉ E NOSSA RACIONALIDADE NÃO PODEM TOLERAR QUE COLETIVOS INTEIROS SEJAM DISCRIMINADOS, REJEITADOS E VIOLENTADOS! O respeito ao outro e à sua liberdade, assim como a garantia dos seus direitos, não pode ser um problema para nós, mas, a maior nobreza que a humanidade pode construir. O povo cristão sabe disso, muito embora lideranças religiosas teimem em ensinar o contrário! Que a cultura do povo negro e indígena é inferior, que os LGBTs são renegados de Deus e que as mulheres têm de ser submissas. Isso é a maior covardia que as lideranças religiosas podem cometer! Nós mulheres repudiamos esse inferno construido, injustamente, em nome de Deus e da Bíblia, e dizemos:

FORA TODA CORJA DE FUNDAMENTALISTAS
RACISTAS, MACHISTAS, E HOMOFÓBICOS!

Assinam essa nota: Fórum Cearense de Mulheres, Articulação de Mulheres Brasileiras, Instituto Negra do Ceará, Tambores de Safo, LAMCE - Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará, Setorial de Mulheres Rosa Luxemburgo - PSOL/CE, Campo Nacional de Juventude Rompendo Amarras, PSTU, Movimento de Mulheres em Luta, Mucama, Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular - SAJU, Rede Nacional de Advogados Populares, Instituto Terramar e quem mais quiser assinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário