quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ato Público hoje no terminal da parangaba - Contra o racismo institucional e pelo fim do extermínio da juventude negra




Se você é negro, negra, pardo, moreno escuro, cor de jambo, marrom-bombom e etc... deve saber ou se perguntar por quê:

Pessoas negras, ou de cor, são sem “nenhuma razão” paradas pela polícia, principalmente os homens, para o famoso “baculejo”, e às vezes apanham por nada! Além de serem humilhadas sob revólveres, cassetes, escopetas e porradas, para os outros, a pessoa abordada passa a ser suspeita! Essa “nenhuma razão”, não será sua cor, suas roupas, seus cabelos...?

Por que pessoas negras, ou de cor, são as principais escolhidas por seguranças de lojas para serem vigiadas, tratadas como suspeitas nos Shopping Centeres, terminais de ônibus, e outros estabelecimentos? Algumas são, inclusive, revistadas sob o pretexto de “rotina”!

Quantas pessoas você já notou que seguram a bolsa ou mudam de calçada com medo de serem roubadas por você? Quantos xingamentos e piadas desqualificando negros e negras você já ouviu?

Por que pessoas negras, ou de cor, mesmo apresentando bom currículo, capacidade e formação são as primeiras eliminadas em seleções de empregos?

Pessoas negras, ou de cor, nos postos de saúde e hospitais são maltratadas pelos médicos, atendentes e demais funcionários. Né não?

Por que pessoas negras, ou de cor, são impedidas de entrar, ou maltratadas sem nenhuma razão, em determinados espaços públicos, como clubes, boates, centros culturais, bares, restaurantes, cinemas?

Já notou que, quando aparecem na televisão, as pessoas pretas são quase sempre mostradas como bandidas, violentas e em trabalhos serviçais? Pense nisso.

Pessoas negras, ou de cor, são pouquíssimas, quase nenhuma, na política (câmara de vereadores, assembléias legislativas e governos). Diga se não é? Quantos vereadores, deputados, governadores negros ou negras você já viu?

As crianças negras, ou de cor, são xingadas e maltratadas na escola, sofrem porque dizem que o melhor é ser branca. Acabam deixando a Escola. E é por isso também que a população negra tem seis vezes menos estudos do que a branca. Quantas pessoas negras universitárias você conhece? Quantos médicos e médicas negras você já viu? Observe todas as profissões melhor remuneradas e conte quantas pessoas negras você identifica...

Tudo isso significa RACISMO, discriminação que nos coloca em situação de violência e marginalidade! É por isso também que negros, negras, pardos, morenos escuro, cor de jambo, marrom-bombom e etc... são grande maioria dentre moradores e moradoras dos locais que tem piores condições de vida, de acesso aos serviços públicos e à participação política e cultural.

Mas pra quem não sabe RACISMO É CRIME, como diz a Lei 7.716/1989 que prevê pena de 02 a 05 anos de prisão! Então se você é vítima de racismo denuncie. Vá na delegacia, faça um BO (Boletim de Ocorrência) e brigue pra ser respeitado e respeitada! Não vamos nos calar. Denuncie! Só a nossa indignação e ação poderão mudar a situação!


Fórum Cearense de Mulheres, Tambores de Safo, LAMCE e Instituto Negra do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário